Sustentabilidade

Responsabilidade social do começo ao fim

Design sem nome 7

Trabalhar com uma das matérias primas mais brasileiras do mundo, faz da Kapeh uma empresa diferente, e por isso acreditamos que nosso compromisso com o meio ambiente vai muito além do café.

Assumimos responsabilidade pela interferência de nosso trabalho no meio ambiente, e atuamos de forma a minimizar possíveis impactos negativos. Em toda a nossa cadeia produtiva, desenvolvemos medidas que possam gerar um balanço positivo nas contas prestadas com a natureza, e temos orgulho disso!

A reciclagem que vai além

Além de matéria prima orgânica certificada – o que garante a alta qualidade, e produção de forma sustentável de nosso café – utilizamos embalagens recicláveis ou de origem reciclada, reduzindo sensivelmente o excesso de material ao fim dos processos. Mas nosso compromisso vai muito além, por isso, para otimizar nosso impacto positivo, criamos um Programa de Reciclagem de embalagens:

A cada 6 embalagens plásticas ou metálicas, ou a cada 10 embalagens de miniaturas dos produtos Kapeh retornadas a uma de nossas lojas exclusivas, o cliente ganha um sabonete vegetal em barra.

Este programa que reflete nossa participação no pós-consumo, e tem o objetivo de reduzir o impacto negativo das embalagens de nossos produtos no meio ambiente, além de promover a geração de trabalho e renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Mas, afinal, qual a importância da reciclagem?

Esse processo consiste na recuperação e revalorização da matéria-prima descartada, que ao se transformar em um novo produto, reinsere na cadeia de consumo um número considerável de produtos sem a necessidade de extrair mais recursos naturais. Isso contribui significativamente para a preservação ambiental e para a redução do lixo gerado pelo ser humano – nem sempre descartado corretamente, o que pode causar impactos ambientais que perduram séculos.

Hoje em dia, o aumento considerável na produção de resíduos e, por consequência, no lixo oceânico, a reciclagem é mais importante do que nunca. Os países mais desenvolvidos e suas organizações intercontinentais já agem de encontro a essa preocupação: apoiando programas ambientais, de reciclagem e consumo consciente.

No Brasil, é sabido que o faturamento das cooperativas de catadores de lixo vem melhorando nos últimos anos, além das melhorias em sua produtividade, mas ainda há muito por fazer! E você também pode ajudar. Aqui vai algumas dicas do Ministério do Meio ambiente:

• Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes são orgânicos, e quando descartados junto com outros materiais recicláveis acabam por impedir que eles entrem no processo corretamente.
• Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
• Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
• Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas, de preferência, não amassados.
• Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes.
• Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Faça você também a sua parte na preservação do meio ambiente! Você pode conferir mais informações sobre a responsabilidade social da Kapeh em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *