Para muitas pessoas, o dia só começa depois de uma boa xícara de café. Atualmente, trata-se de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. No Brasil, o cenário não é diferente. O preparo, seja em grãos ou moído, faz parte do cotidiano e já pode ser considerado um hábito.
O que poucos sabem é que o café é rico em compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios. Por isso, traz uma série de benefícios para a saúde sob diversas perspectivas. Vale ressaltar, no entanto, que o fator benéfico está relacionado à moderação.
Café: principais benefícios
De acordo com nutricionistas e outros profissionais da área da saúde, os principais benefícios do café são:
- Favorece o emagrecimento;
- Melhora o desempenho em exercícios;
- Melhora a memória e a concentração;
- Auxilia no combate da dor de cabeça;
- Previne o envelhecimento precoce;
Estes são apenas alguns dos benefícios proporcionados. A bebida ainda pode atuar em outras frentes, como na redução dos riscos do Parkinson e evitar o desenvolvimento da Diabetes Tipo 2.
Aumento do consumo de café no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida apresentou alta de 9,2% em abril deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2023.
Além disso, as categorias/estilos Superior, Gourmet e Especial, registraram aumento nas vendas nos primeiros quatro meses de 2024. Já em relação a abril do ano passado, todos os estilos registraram um avanço no que se refere à venda.